segunda-feira, 21 de março de 2011

BEM-VINDOS!!!

Este é um espaço dedicado a um instrumento essencial para todos os psicólogos clínicos que trabalham com crianças: A Mala de Ludo!
Uma vez que a criança pequena não possui ainda grande domínio/conhecimento da linguagem, frequentemente expressa os seus desejos e medos através do seu próprio comportamento (Beier, 1966)[i] e assim, o modo como brinca tem um grande valor comunicativo. Segundo Klein (1980)[ii] o número e a variedade de brinquedos disponíveis para a criança brincar, permitem a expressão de uma vasta gama de fantasias e experiências. O ideal é que os brinquedos sejam não mecânicos, simples e pequenos, de modo a que a própria simplicidade do brinquedo permita a sua utilização, por parte da criança, em várias situações diferentes, de acordo com o material que surge no jogo.


[i] Beier, E. G. (1966). The child’s communications in therapy. In J.D. Matarazzo & J.S. Brown (Eds.), The silent language of psychotherapy (pp. 164-188). Chicago: Aldine Publishing Company.

[ii] Klein, M. (1980). A técnica psicanalítica através do brinquedo: Sua história e significado. In M. Klein, P. Heimann & R.E. Money-Kyrle (Eds.), Novas tendências de psicanálise (pp.25-48). Rio de Janeiro: Zahar. (Publicação original)

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